quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O que é preconceito?

Tenho vários textos aqui, e vou postá-los até que eu crie coragem de escrever algo novo... Esse texto eu fiz a partir da proposta do ENEM de 2009.

_______________________________________________

O que é o preconceito?


O ser humano tem um desejo imenso de classificar tudo o que vê. Grupos biológicos, períodos históricos, momentos literários... E pessoas. Altura, beleza, forma física, “raça”, religião, orientação política, orientação sexual, tribo urbana. Ninguém escapa. Devidamente classificadas (ou não), algumas pessoas vão mais além. Querem também hierarquizar as classificações. E as consequências disso são desastrosas.

É daí que vem o preconceito, que é o fato de considerar uma pessoa como sendo melhor ou pior que outra por causa das diferentes classificações que cada uma recebeu. Para muitos, é um grande desafio conviver com pessoas diferentes. Tão grande que motiva tragédias como o holocausto, no qual os nazistas executaram milhões de pessoas consideradas inferiores na tentativa de “purificar” a humanidade.

Esse ideal também passou pelo Brasil. Dom Pedro II chegou ao ponto de estimular a vinda de imigrantes europeus para branquear o povo brasileiro. Mestiços foram considerados inferiores por muito tempo: os cientificistas da época alegavam que a fusão de “raças” concentrava no indivíduo todos os defeitos de cada uma delas. Chegou um momento, no entanto, em que os brasileiros se deram conta de que eles mesmos eram mestiços. Houve, então, uma inversão do pensamento. Passou a se pensar que a mistura concentrava as qualidades de cada “raça”. O preconceito, portanto, é algo cuja existência depende de quem o tem, e pode desaparecer com uma mudança de mentalidade.

O preconceito racial ainda está vivo, embora já seja muito recriminado pela sociedade. Outros preconceitos, no entanto, encontram menos resistência e têm mais força. Um deles é a intolerância religiosa, visível, por exemplo, no ato de um pastor estadunidense que gerou protestos pelo mundo ao declarar que queimaria o Corão, livro sagrado dos muçulmanos, por causa dos atentados terroristas de onze de setembro de 2001. A homofobia também está agindo com força, e alguns homossexuais chegam a ser expulsos de casa, demitidos, agredidos e até mortos. Muitos chegam a cometer suicídio por causa das pressões.

A ignorância e o preconceito são irmãos. Qualquer preconceito é facilmente desconstruído com o diálogo: as pessoas percebem que são iguais e diferentes ao mesmo tempo. Todas têm seus medos, alegrias, tristezas e conhecimentos. Todas pagam contas, acordam cedo para ir trabalhar, saem com os amigos, têm seus questionamentos. Todas são humanas, em essência. As diferenças são pontuais e irrelevantes frente ao conjunto de características. Ninguém é só negro ou só homossexual. São inúmeras características que, entrelaçadas, formam um indivíduo.

É necessário conviver com a diferença para que a humanidade amadureça. Saber aceitar diferentes pontos de vista e formas de ver o mundo melhora a convivência entre as pessoas. Ninguém é melhor que ninguém. Ninguém é igual a ninguém. No entanto, são todos equivalentes - seres humanos...

15 comentários:

  1. É necessário conviver com a diferença para que a humanidade amadureça. +1
    Adorei o post.

    ResponderExcluir
  2. Assim que nao houver mais preconceito, seremos uma sociedade melhor.

    ResponderExcluir
  3. Preconceito é ignorância e ignorância se combate com educação e informação, obrigado por fazer sua parte!

    ResponderExcluir
  4. infelizmente isso é uma coisa que nos acompanhará até o final dos tempos, uma pena...

    Tudo de bom pra ti, que 2011 seja repleto de alegria. Forte Abraço

    ResponderExcluir
  5. odeio preconceito.. ainda nao sofro disso..
    mas espero nao sofrer=D

    ResponderExcluir
  6. Minhas amigas sofrem e tendo ajuda-las, não suporto pessoas preconceituosas.

    ResponderExcluir
  7. "os cientificistas da época alegavam que a fusão de “raças” concentrava no indivíduo todos os defeitos de cada uma delas" eu não conhecia essa linha de pensamento. cacete...

    concordo com o cara que comentou acima, preconceito é uma coisa que vai existir pra sempre. mesmo que todos nós fossemos da mesma cor, sempre haveria outra coisa para desprezar, como a opção sexual que você mencionou.

    quem diz que não existe mais racismo no Brasil deve viver dentro da própria mente.

    abraço

    http://baiucadobardo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Ao meu ver, todas as pessoas tem algum tipo de preconceito...

    ResponderExcluir
  9. e brigadão pelo comentário, cara.

    fico feliz pelo estilo agradar, porque meus contos são todos desse naipe, mas ESSE é o primeiro que coloco no papel.

    valeu

    ResponderExcluir
  10. meus comentários foram, cara? (medo de não terem ido, mesmo sabendo que precisam de aprovação)

    ResponderExcluir
  11. Passando por aqui para desejar um Feliz 2011.
    Que o ano nos traga muita paz, alegria, energia positiva e
    realizações. Estenda aos amigos, amigas e familiares.
    Feliz Ano Novo - 2011
    Abraço

    William
    www.tocadowilliam.com

    ResponderExcluir
  12. Ótimo texto. E o preconceito, infelizmente, sempre existirá :(

    Feliz 2011, cara.

    []'s

    ResponderExcluir
  13. O preconceito ainda vive, só ligar a TV mano, ver si acha personagens principais negos, apresentadores e tals. ate no big brother só tme espaço para um casal de negro, Brasil é um lugar tenso

    ResponderExcluir
  14. mt bom mt criativo vc escreve mt bem parabens
    FELIZ ANO NOVO

    http://planetahuumor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Querendo ou não, o preconceito vive na cabeça de cada um, não só nas coisas basicas, mas nos detalhes mais importantes somos pessoas preconceituosas. Deixamos de aceitar a diferença do próximo.
    Gostei do seu post.

    http://johnnydeppbrasil.blogspot.com/
    comente, siga, ajude-nos :)

    ResponderExcluir

E aí, o que achou?

Me diz!

Se seu comentário for legal eu dou uma olhada no seu blog e falo o que eu achei também, é só deixar o link!

Abraço