segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Músicas de qualidade


Músicas de qualidade

Tenho medo de estar me tornando uma pessoa que jurei que nunca ia me tornar: uma daquelas que falam “no meu tempo era melhor”. E olha que eu só tenho 18 anos. Parei de ouvir músicas no rádio porque acho que o que temos hoje, em geral, são músicas de péssima qualidade. Tenho saudades da época em que ligava o rádio e ouvia Red Hot Chili Peppers. Hoje é só Restart, Justin Bieber e Lady Gaga.

Claro que alguém vai dizer que gosto não se discute, que os tempos mudaram (18 anos e me sentindo um velho...), e que é preconceito meu falar que essas músicas não têm qualidade. Vou tentar, com toda a humildade, provar meu ponto de vista. Não sou nenhum especialista no assunto, então me desculpem qualquer erro.

Primeiro, alguns conceitos. Para mim, há três coisas importantes numa música: a parte instrumental, a estrutura da letra e a mensagem da letra. Se essas três coisas forem devidamente trabalhadas e coerentes umas com as outras, a música deixa de ser somente ouvida: passa a ser também sentida.

A parte instrumental tem um papel crucial na qualidade da música, e muitas vezes é pouco trabalhada. Essa parte indica o ritmo da letra e as emoções que estão sendo passadas. A parte instrumental é o que conecta o ouvinte à música pela alma, fazendo os dois “vibrarem na mesma frequência”.

O coração do ouvinte praticamente bate junto com os instrumentos e, assim, o ouvinte fica preparado para ouvir e interpretar a letra, pois ele está na “sintonia” em que a banda pretende que ele esteja. Em muitas músicas atuais a instrumentação é puro enfeite. Faz-se uma batida genérica que não muda durante toda a música (e é cansativa pra caramba...) ou coloca-se uma melodia que não condiz com a mensagem da letra, o que deixa a experiência musical toda confusa.

Para exemplificar, vou pegar duas músicas: “Just dance” e “Just dance”. Não, você não está vendo dobrado. Vou comparar uma música com ela mesma. A diferença é que uma é a versão original, da Lady Gaga (http://www.youtube.com/watch?v=2Abk1jAONjw), e a outra é um cover da banda Vanilla Sky (http://www.youtube.com/watch?v=xOeHeDgi4Qo). A estrutura e a mensagem da letra são rigorosamente as mesmas em ambas as músicas, evidente. A diferença é bem clara: na versão original a instrumentação não acompanha a letra. A letra é super animada, a instrumentação + entonação da cantora são quase neutros e o ritmo é o mesmo do começo ao fim, o que deixa a música extremamente estranha e cansativa.

A banda Vanilla Sky, a meu ver, consertou essa música. A instrumentação + entonação da banda são tão animadas e coerentes com a letra que eu sou incapaz de ouvir essa música sem dançar sentado na cadeira. Graças a essa coesão a música de Vanilla Sky é muito ouvida e muito sentida, sendo que a da Lady Gaga é muito mais ouvida que sentida. Por isso, acredito que o cover tenha qualidade muito superior à da música original.

(continua...)

25 comentários:

  1. Cara, obrigado pelo coment na minha webcomic. Sim, eu faço a criação, roteiro, desenho, letreiramento, cores... tudo, rsrs.

    Quanto ao seu texto; o que acontece hj tanto com produção de música passando por animação e ciinema é a falta de cultura de quem manda. O cara tem de suprimir talento pra atender ao achismo de quem diz o que vai vender+ os trâmites de "amnual" de como se produz. Antes havia arte, hj é produção.

    ResponderExcluir
  2. Pior que eu até gosto da Lady Gaga (conheço meia duzia de musicas, mas ta valendo). Os outros exemplos, concordo plenamente =)

    VOu dar uma ouvida nessa outra versão ae.
    Flw...

    http://bequisblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oiê;tenho 19 anos(um pouquinho a mais que vc) e confesso que não conheço Red Hot Chili Peppers;mas devo até já ter ouvido algumas músicas.A versão de Just Dance da banda Vanilla Sky realmente ficou muito bacana,totalmente rock;a da Lady Gaga é mais "dance",ritmos diferentes.A parte instrumental fica mesmo um pouco escondida na "música pop".Já Restart;bom;são garotos,estão começando,até gosto bastante das músicas deles,são legais mesmo.
    Atualmente tem sim muita música sem qualidade,mas tem também músicas boas,basta saber onde procurar;existem muitas rádios diferentes e com vários estilos.

    Muito legal seu blog;vou seguir,o meu:
    www.marijleite.blogspot.com
    também falo um pouco de música,das músicas que eu gosto,das que fazem parte do meu universo.

    ResponderExcluir
  4. Olha as músicas de hoje são de baixo nível cultural, e letras péssimas. Para grande parte dessa geração o que importa é a batida o som.

    Red Hot, Bon Jovi, Maroon 5,Rolling Stones, Beatles entre outros, esse é o bom.

    Belo post.

    Gostei do seu blog e tô seguindo.

    ResponderExcluir
  5. incrível como em toda a blogosfera só se fala deste assunto: a péssima qualidade d música atual, os artistas hoje ligam apenas para a sua "imagem", e é isso q o público está consumindo, imagem. quem tem trabalhos mais artísticos, são relegados a segundo plano.
    como disse em meu blog,quando o assunto é música, o revolucionário é aquilo que já passou.

    valeu!

    ResponderExcluir
  6. Maroon 5, Aerosmith,Bon Jovi e muitos outros ...
    essa geração está pessima... apesar que algumas musicas são boas de cantar em alguma resenha.
    a Banda Catedral é muito boa meus cds deles já arranhou de tanto eu ouvir!
    http://fabisocci.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente, os compositores não sabem mais fazer músicas como antes. Falta-lhes criatividade.

    Acho que o pior exemplo de música (se é que se pode chamar de "música") são os atuais funks cariocas...

    Enfim, ouvi a versão do Vanilla Sky para "Just Dance": bem melhor do que a original.

    http://desquotidiano.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olha, sinceramente, não gosto de Lady Gaga.
    Sou extremamente antiquada tanto para música quanto para qualquer outra coisa.

    Acho esses grupos de hoje tão ... incompletos.
    E a diferença deles pra esses mais antigos, é que num futuro muito próximo, eles vão cair no esquecimento.

    Excelente post.
    Estou seguindo.

    http://allclassics.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Simplesmente as músicas de hoje em dia são direcionadas para o mercado, a indústria musical. Não fazem mais músicas de coração mesmo, por sentimento, por amor. Fazem músicas mecâncas, totalmente idiotas. E os que as bem fazem não são reconhecidas, não tem espaço na mídia. Quando o assunto é música sou uma velha mesma, pgosto de músicas antigas, com certeza tem letras, você reflete, você sente. Abraço!

    http://www.pousodoconto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. não gosto nem desgosto de lady gaga, tenho 14 anos mais eu conheço sim rhcp e tenho musicas do scorpions do meu cel, gostei do teu blog :D

    ResponderExcluir
  11. Gostei bastante do texto...
    Vc conhece Dream Theater...faltou citar nas mlehores bandas do Planeta, afinal ele mudaram o cenario do rock Progressivo!
    Grande abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  12. Falou e disse! Sério ...
    Concordo PLENAMENTE. O que torna a música tão interessante é justamente o fato de poder ser sentida, nos fazer ter sensações diferentes de acordo com cada som, letra...
    Enfim. As bandas antigas são melhores, têm mais conteúdo [tanto letra quanto emoção no som], do que as novas [claro, porém, que existem exceções].

    Pra concluir, enfim, vou te seguir aqui ;D
    E... Parabéns \o

    ResponderExcluir
  13. Restart eu deteeeeeeesto, mas Lady Gaga já virou vício!!!! Bom texto!!!

    ResponderExcluir
  14. tem Coisa Boa Hoje....mas é pouca...Gosto mais Dos Clássicos dos Anos 70.

    http://musica-dodia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. concordo com oq vc disse =]
    e obrigada por comentar no meu blog e corrigir meu titulo, passou despercebido =)

    ResponderExcluir
  16. Realmente gosto é gosto! ...rsrsrs... Tem artistas que eu nunca ouviria mas quando ouvi tal banda pela primeira vez foi de um carro com som alto quando conheci minha namorada, ou ouvi quando alguém tocou no meu aniversário, ou quando encontrei meus país após meses doidos de universidade. Então, isso de sentir a música. Sentimento é a primeira coisa quem vem antes mesmo que o cérebro processe a letra da música! XD
    Mas, sua crítica é uma defesa boa do que é legal para você! ^^

    Sucesso e abraços!

    http://neowellblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  17. vanilla sky é a melhor banda que faz covers que conheço!

    a thousand miles e umbrella são demais! eles são muito bons!

    e quando a geração de hoje a as músicas que escutam... tenho pena tbm!

    ótima dissertação!

    http://manuscritoperdido.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. hum muito interessante lembo que a primeira vez que vi a banda Vanilla sky foi qndo eles fizeram o cover da Rihanna com "Umbrella" ela ela ê ê ê...
    rsrsr

    ResponderExcluir
  19. POSTEI ONTEM AQUI, MAS RESPEITANDO O FORUM...APROVEITANDO O ESPAÇO, ESTOU ESCUTANDO UMA MÚSICA QUE PASSA DECADAS E DECADAS NÃO PERDE SUA MAGIA E ENCANTO...
    WISH YOU WERE HERE DO PINK FLOYD
    MARAVILHOSA

    ResponderExcluir
  20. Tenho saudades da época em que ligava o rádio e ouvia Red Hot Chili Peppers. [2]

    Red Hot é uma banda muito boa, que assim como muitas outras estão perdendo valor para a nova geração, que só escutam músicas da moda. (lê-se: restart, cine, bieber -.-)

    Hoje em dia, se eu falo o nome das bandas que eu curto para qualquer amiga minha, elas não conhecem! Sério, as vezes acho que sou de outro planeta, HDIUASHDIUSAHUDISA

    http://instantevivido.blogspot.com

    Muito bom seu texto, bjs :*

    ResponderExcluir
  21. Penso a mesma coisa que vc. As musicas de nacionais e internacionais de hj são de péssima qualidade. Nesse caso, é muito válido ser saudosista.

    ResponderExcluir
  22. Blog legal. Post legal, tudo.
    -
    http://lollyoliver.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  23. pensei na mesma comparação ali em cima quando saiu a música da Lady Gaga!!

    ;P

    ResponderExcluir
  24. Mandei bem viu! Também prefiro a versão da Vanilla Sky. Eles também gravaram uma música da Rihanna que ficou bem melhor que a original. Saudades de CPM22, Detonautas e outras bandas que me faziam ficar aniamdo, ou feliz, ou triste. As bandas de hoje estão tão idiotas e comerciais.

    ResponderExcluir
  25. Infelizmente hoje em dia, as músicas de qualidade estão em falta. Quem dera eu tivesse nascido na época dos Carpenters, Frank Sinatra, Beatles, Elvis ... mas ... cá estou, na geração dos coloridos. Enfim, excelente post!

    ResponderExcluir

E aí, o que achou?

Me diz!

Se seu comentário for legal eu dou uma olhada no seu blog e falo o que eu achei também, é só deixar o link!

Abraço